O Dia Mundial dos Rios é comemorado no dia 25 de setembro e tem como objetivo sensibilizar para a preservação dos rios de todo o mundo e alertar os cidadãos para as ameaças das quais estes têm sido alvo nos últimos anos, tarefa essa que a Quercus está a realizar através do projeto “Conservação e Gestão orientadas para o Mexilhão-de-Rio (Margaritifera margaritifera)”.
A poluição e as alterações climáticas constituem graves ameaças para os rios colocando em risco as espécies que nele habitam, como é o caso do mexilhão-de-rio. A Quercus alerta para a urgência de proteger e restabelecer a presença de mexilhão de rio (espécie M. margaritifera) em território nacional de modo a combater a sua extinção.
A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) está a desenvolver um projeto POSEUR intitulado “Conservação e Gestão orientadas para o Mexilhão-de-Rio (M. margaritifera)” que se enquadra na celebração desta data, pois incentiva a uma boa gestão e conservação dos nossos rios.
O objetivo deste projeto é a conscientização pública e o envolvimento ativo de vários atores sociais em prol da preservação do mexilhão e consequentemente dos rios.
Este projeto é coordenado pela Quercus, e cofinanciado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eciência no Uso dos Recursos) e pelo Fundo Ambiental, o investimento do projeto é repartido pela componente técnico- cientíca, pela requalificação de infraestruturas (Posto aquícola de Castrelos – Bragança) e pela comunicação e disseminação do mesmo.
A sua componente técnico- científica está assegurada pelo Consórcio MCG Margaritifera, composto pelo Instituto Politécnico de Bragança, Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa, ICETA/ CIBIO-InBio – Universidade do Porto, Universidade do Minho, Freshwater Lda, BIOTA Lda e Universidade de Aveiro.