O Porto Canal recebeu o especial “rios” no seu programa Planeta Verde, destacando o projeto de Recuperação e Proteção da margaretifera margaretifera da Quercus, nos rios da zona norte de Portugal, onde se encontra o Parque Natural de Montesinho.

No dia 19 de abril tivemos a oportunidade de conhecer mais a fundo o projeto desenvolvido pela Quercus e financiado pelo POSEUR e o Fundo Ambiental: margaretifera margaretifera, nos rios da zona norte do País.
O Porto Canal emitiu no seu programa Planeta Verde um especial dedicado aos rios, onde apresentou o projeto da Quercus, nos rios do Parque Natural de Montesinho e no rio Tâmega de Amarante.
Este projeto coordenado pela Quercus, e cofinanciado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos) e pelo Fundo Ambiental, é de especial importância tanto para as comunidades locais das áreas que ficam perto dos rios, como para a biodiversidade destes. Esta iniciativa permite conscientizar e ajudar a preservar o meio ambiente, com o objetivo de construir um planeta mais sustentável.
Esta espécie filtra em média 50 litros de água por dia e pode chegar a viver até 50 anos. Por isso a sua presença é fundamental para proteger a biodiversidade dos rios e assegurar um alto valor ecológico aos mesmos.
No último século, estes moluscos desapareceram de 90% do seu habitat natural. Para trabalhar na proteção, recuperação e conservação desta espécie, existe uma componente técnico-científica da equipa deste projeto que trabalha nos rios, na zona norte do país (nomeadamente no rio Tâmega em Amarante), e que está assegurada pelo Consórcio MCG Margaritifera, composto pelo Instituto Politécnico de Bragança, Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa, ICETA/ CIBIO-InBio – Universidade do Porto, Universidade do Minho, Freshwater Lda, BIOTA Lda e Universidade de Aveiro. O ICNF Norte é também parceiro e está a trabalhar na preservação de outras espécies, com o objetivo de manter a biodiversidade e o valor ecológico das águas desta zona do país.

Ver Artigo em PDF