A Quercus realizou trabalho de divulgação com o seu projeto de recuperação e proteção do mexilhão de rio, nas comunidades locais onde este se desenvolve, para garantir a sensibilização da população local.
O projeto de recuperação e proteção da Margaritifera margaritifera da Quercus, pretende proteger esta espécie nos rios em que atua, mas também pretende chegar até às comunidades locais onde estes projetos se desenvolvem, com o objetivo de dar a conhecer todo o processo em torno da preservação deste bivalve e sensibilizar os atores locais.
Na maior parte dos casos as entidades que atuam são os próprios municípios, freguesias ou concelhos, que visam poder dar apoio a Quercus e, ao mesmo tempo, mediar a relação entre as entidades promotoras e a comunidade local.
A divulgação é uma parte importante deste projeto, pois ajuda os cidadãos a identificarem o mexilhão e deste modo contribuírem para a sua preservação.
No seguimento das atividades de comunicação, a Quercus criou uma mascote para poder chegar a uma faixa etária mais jovem e deste modo sensibilizar os mais novos com conteúdos adaptados.
Este projeto conta com a coordenação da Quercus e o cofinanciamento do POSEUR e do Fundo Ambiental, entidades que partilham valores de transparência e rigor.